Shiatsu

É uma modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo.
Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.
O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Ki), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico.
Com base na medicina oriental onde o homem está relacionado com o universo da mesma forma que está relacionado com a terra, ele recebe energia vinda tanto da terra, Yin (positivo) e do cosmos, Yang (negativo).
O desequilíbrio dos dois pólos energéticos Yin e Yang poderá ocasionar o aparecimento de sintomas que poderão ser classificados:

Yin: falta de vitalidade, sonolência, processos crônicos, etc...
Yan: insônia, reação excessiva, processos agudos, etc...

- O Shiatsu aplica pressão digital ou manual em partes especificas do corpo com o objetivo de aliviar dores, provendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral.
- Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse.
- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.
- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos.
- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.